industria mineral
O papel social da indústria mineral.
I - RECURSOS MINERAIS E SOCIEDADE
A mineração brasileira ainda não conseguiu se impor, junto à sociedade, como uma atividade industrial. A maioria da população -- mesmo a parcela mais esclarecida e a própria imprensa -- conserva ideias herdadas do passado, confundindo a indústria mineral com ações aventureiras, tesouros, riquezas fáceis e garimpagem. Ademais, como os bens minerais são normalmente usados para a elaboração de produtos intermediários e nem sempre são claramente visíveis nos objetos de uso cotidiano, a população tem pouca consciência do papel que eles desempenham na sua vida diária.
Os minerais estão presentes no cotidiano humano sob as mais variadas formas: nas construções que nos abrigam; nos fertilizantes que sustentam a revolução verde, que vem multiplicando a produtividade da agricultura moderna; na estrutura e nas cores de todos os utensílios e equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia e até mesmo neste pedaço de papel. O hábito natural de valorizarmos os bens finais, os produtos acabados, associando a eles a satisfação plena de nossas necessidades, é o que muitas vezes induz as pessoas a não perceberem a importância dos minerais que utilizam. Quem por exemplo tem consciência de que as cores da tela de seu televisor de última geração só são possíveis por que o tubo de imagens é revestido de um composto obtido de um mineral de terras raras? Ou que alguém teve de investir alguns milhões para descobrir e instalar uma mina nas profundezas da terra, apenas para colher um punhado de metais que participam de quase todos os mais singelos gestos de seu cotidiano, como acender uma lâmpada, conversar ao telefone ou mesmo saborear uma fruta?
Os recursos minerais formam o verdadeiro alicerce da civilização. O próprio registro da história humana busca suas referências iniciais na dependência do homem em relação aos recursos minerais. Assim é que a história antiga subdivide-se em Idades da Pedra