INDUSTRIA METAL MECÂNICA
ACADEMICOS
JÓBI JOSÉ LOPES
FERNANDO DEMOZZI
MATHEUS NUNES
INTRODUÇÃO
A indústria metal mecânica incorpora todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados, desde produção de bens ate serviços intermediários, incluindo maquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte.
Campos da Metal-Mecânica
Dentro dos campos de estudo da metalmecânica encontram-se os processos de deformação plástica, soldagem, fundição e usinagem, engloba também o estudo das propriedades dos materiais utilizados, seu projeto e seleção e ainda fenômenos de resistência como fadiga, fluência e atrito.
PROCESSOS DE DEFORMAÇÃO
PLASTICA
Deformação plástica é quando a tensão não é mais proporcional à deformação ocorrendo então uma deformação não recuperável e permanente. PROCESSO DE SOLDAGEM
Soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente. Existem basicamente dois processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão, denominado de processo de soldagem por fusão. O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, é conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado solido.
PROCESSO DE FUNDIÇÃO
É um processo de vazar metal liquido em um molde, que contem uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique, a parte solidificada é também conhecida como peça fundida. A fundição é mais frequentemente usada para fazer peças mais complexas que seriam mais difíceis ou mais caras de se fazer por outros métodos.
PROCESSO DE USINAGEM
O termo usinagem compreende todo o processo mecânico onde a peça é a matéria prima de um processo de remoção de material.
Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento, furação, brochamento, eletroerosão, entre outros.
SERRAMENTO