Industria de suco
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS DE UMA EMPRESA DE BENEFICIAMENTO DE SUCO DE MAÇÃ
Angélica Pulga
Monique Kappes
Taís Pagliarini
Tauana Almeida
1 OBJETIVO
Este documento trata de um projeto de uma empresa de beneficiamento de suco de maça, a qual tem por objetivo volume de 2.000 litros de suco de maça prontos por dia.
1.2 Diagramas de bloco
2 DESCRIÇÃO GERAL
2.1 Empresa
A empresa de beneficiamento de suco de maçã visa produzir um volume de 2.000 litros de suco de maça prontos para o consumo por dia, operando durante oito horas diárias, sendo 5 horas para produção e 3 horas para higienização/organização de equipamentos e das instalações. Nas instalações da empresa serão realizados os seguintes processos:
Diluição do suco concentrado;
Pasteurização;
Envase.
2.2 Processos
2.2.1 Diluição
Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro (água), aumentando assim o volume final do produto. O suco de maça concentrado é recebido pela empresa com 75 °Brix, o mesmo será diluído até 12 °Brix, valor que atende a legislação vigente no país. Para tanto, a cada 7,25 litros de suco, 1 litro de polpa e 6,25 litros de água. E para produção diária, assim, sendo necessário 275,86 litros de polpa para 1724,12 litros de água.
2.2.2 Pasteurização
A pasteurização consiste no aquecimento do produto a uma determinada temperatura e tempo, esfriando-o a seguir, com o objetivo de inativar a maior parte dos microrganismos presentes. Para o suco de maça será adotado a pasteurização lenta, na qual se aplica temperaturas mais baixas, mas por um espaço de tempo maior, ou seja, o suco será aquecido a 65°C durante trinta minutos (temperaturas maiores irão cozer o suco e atribuir sabor e aroma não desejáveis ao produto).
2.3 Descrições das instalações
A área de equipamentos principais deve ter as seguintes dimensões internas: Largura: 18,08