Industria cultural
A partir do momento em que a imprensa foi criada, e começou-se a distribuição de jornais em larga escala o pensamento das pessoas vem sendo manipulado. O jornal, as revistas, o rádio, a televisão, nos mostram noticias e também exibem programas de entretenimento, muitos podem não perceber ou não se tocar, mas tudo isso pode mudar nosso jeito de pensar.
Uma coisa muito comum de se ver são as modas que aparecem, o Neymar, por exemplo, um jogador de futebol que por simplesmente jogar bem lançou um estilo de cabelo no Brasil muito copiado e a partir desse boom na mídia ele começa a participar de vários comerciais de diversas marcas (realmente cada comercial tonto, mas que por ter ele como protagonista deve dar algum resultado), mas fora essa coisa mais simples a televisão tem um poder auto de formar a sua opinião.
Nos jornais com noticias manipuladas que, não dizendo que mentem, mas omitem, mas mostram a noticia de um jeito em que eles querem para passar a mensagem deles, muitas vezes vemos a mesma noticia publicada em jornais diferentes e em cada um contando uma versão, as duas podem ser verdadeiras, mas é mostrado do jeito que convém a eles.
As marcas também são um ponto interessante, você não ouve palha de aço você ouve Bombril(e pensa também), é a mesma coisa com o refrigerante, achocolatado, você ouve e compra a vida inteira sempre um mesmo produto que ele acaba ficando uma coisa normal na sua mente, é tanta propaganda que você compra sem pensar no que está comprando.
A indústria cultural tem um poder grande sobre a sociedade, podendo te manipular para fazer você comprar um produto, inserir em você uma ideia para que você em um determinado candidato nas eleições, entre outras cosias. E isso não vai acabar de uma para a outra, como mudar a ideia de um mundo para com o capitalismo sendo que ele se mantém, há exceções a regra que não são levadas por isso, mas eles ainda conseguem alcançar seu objetivo já que a grande maioria é levada pela