Industria Cultural
O marco inicial como forma cultural foram os meios de comunicação em massa, principalmente, pela multiplicação de produtos na área de informação como os jornais. O que era fornecido, com privilégios, para as classes mais altas da sociedade se expandiu para as classes médias com o objetivo de ampliar o mercado consumidor. Além disso, migração, também, fortaleceu esse capitalismo socioeconômico obrigando o aumento na área urbana e industrial.
Antes de continuar no termo a Cultura se refere a tudo que o ser humano através de sua racionalidade, mais precisamente da inteligência consegue executar. E ela apresenta algumas ramificações, entre as mais conhecidas estão: cultura popular e cultura erudita.
A cultura popular está amplamente ligada ao povo, mais especificamente se relaciona as camadas sociais excluídas. Demonstra um conhecimento superficial e vulgar. É um conhecimento não institucionalizado, é um saber que não se aprende em colégios ou academias universitárias, porém, passa por uma tradição familiar como por exemplo: o crochê e a culinária.
A cultura erudita é voltada para a elite social, apresentando um determinado conhecimento científico que se baseia em análises de um acervo de livros, pesquisas e conhecimentos científicos. Pressupõe uma elaboração institucionalizada do saber por academias, bibliotecas, conservatórios musicais.
Mas o que não pode ser esquecido é que tanto a cultura erudita e a cultura popular sempre tiveram atreladas à indústria cultural, sem esta não teria existência por ambas as partes, segundo o sociólogo inglês Stuart Hall.
Em relação aos meios de comunicação temos como