Industria corticeira
Industria Corticeira
Trabalho realizado por :
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre a Industria corticeira, sobre a evolução a evolução da indústria corticeira, organização do sector actual , utilização e aplicações da cortiça e sobre exportações da cortiça.
Índice
1pagina-------Capa
2pagina-------Contra Capa
3pagina-------Introdução
4pagina------- Índice
5pagina------- Evolução Histórica da Industria corticeira
6pagina------- Organização actual do sector industrial corticeiro
7pagina-------Utilizações e Aplicações da cortiça
8pagina-------Conclusão
Evolução histórica da industria corticeira
As referências históricas à cortiça como produto de exportação para o Reino Unido e para a Flandres, remontam ao século XIV, utilizada principalmente na construção de flutuadores dos aparelhos de pesca. Durante este período, os povoamentos de sobreiro foram alvo de leis que proibiam o seu corte e restringiam a sua exploração, o que, no entanto, não impediu a redução drástica da área ocupada pela espécie no nosso País . No século XVIII, o aparecimento, em Portugal, da rolha de cortiça para o engarrafamento de vinhos e a publicação do primeiro compêndio de subericultura de Fragoso de Sequeira contribuíram para a valorização dos montados de sobro e da cortiça.
A indústria rolheira em Portugal surgiu em meados do século XIX, inicialmente com pequenas instalações dedicadas ao fabrico manual de rolhas cilíndricas, distribuídas especialmente no Sul do País. Após a 1ª Guerra Mundial, assistiu-se a um grande desenvolvimento da indústria corticeira, com um incremento que chegou aos 10.000 operários por volta de 1930, o que contribuiu para que Portugal assegurasse a liderança da produção mundial de cortiça. O processo de transformação industrial da cortiça ocorria essencialmente no estrangeiro, em países como os E.U.A., no