Industria conserveira Feu Hermanos
603 palavras
3 páginas
Disciplina: HGP (História e Geografia de Portugal)Índice
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de HGP, a turma 6º ano foi com o professor de história e com a diretora de turma, a uma visita de estudo ao museu de Portimão, para conheceremos o passado histórico desta antiga fábrica.
Depois da visita o professor pediu para realizar um trabalho sobre a fábrica de conservas La Rose Feu Hermanos, que atualmente é o museu de Portimão.
DESENVOLVIMENTO
Um dos fundadores da fábrica de conservas La Rose Feu Hermanos foi Cayetano Feu, nasceu a 2 de Agosto de 1882 em Ayamonte.
Cayetano Feu foi quem alargou o negócio da família este era de pesca e salga de peixe, a Huelva e Isla Cristina e só depois ao Algarve na Vila Nova de Portimão.
Em 1912, Cayetano Feu, fixou residência na Praia da Rocha, época em que aumentou a frota pesqueira, construiu um estaleiro naval e oficinas de mecânica e de vazio para a fabricação das embalagens em lata, onde se deu a inauguração da fábrica.
Em 1930, foi concedida a nacionalidade portuguesa ao Sr. Caetano, por este ter trazido muitos benefícios ao Algarve, tanto que recebeu a presença de António Oliveira Salazar e este lhe ofereceu-lhe uma fotografia de recordação onde coloco-a no escritório. Cayetano Feu foi impulsionador da industria conserveira no Algarve.
Faleceu a 2 de Julho de 1946, aos 63 anos, vitima da febre da carraça.
Na fábrica as condições de trabalho não eram muito favoráveis, pois lá dentro estava muito calor, os operários trabalhavam das 08:00 até ás 24:00 e ganhavam muito pouco para tanto trabalho e recebiam o equivalente a dois cêntimos por hora.
Apesar disso os operários também tinham alguns benefícios tais como: excelentes condições de habitação num bairro operário, jardim escola para as crianças, modernas cantinas, instituindo ainda subsídios na doença,