Individuo e coletivo
EDMAR GALVÃO
APS:
INDIVÍDUO E COLETIVO
VITÓRIA
2014
SHEILA DA PENHA VASCONCELOS RIBEIRO
APS:
INDIVÍDUO E COLETIVO
Trabalho Acadêmico apresentado ao Prof. Alexandre Cardoso Aranzedo da Disciplina Psicologia, do terceiro período do curso de Serviço Social da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.
VITÓRIA
2014
O documentário Indivíduo e Coletivo, nos mostra várias pessoas que em busca da independência e privacidade, decidiram morar sozinhas e afastarem-se das famílias, do grupo social.
Algumas delas relatam ser felizes sozinhas e dizem que a solidão é boa e que antes só do que mal acompanhado. Porém, embora vivam sozinhos, alguns tem a companhia de um animal de estimação. Citam algumas vantagens tais como: entrar e sair de casa sem dar satisfação a ninguém, arrumar a casa quando desejarem. Outros sentem falta de alguém para dividir as despesas, as tarefas domésticas, usufruir junto o que construiu.
Desde que nasce o homem sente necessidade da vida em sociedade, não consegue viver sozinho. Uma criança ao nascer só aprenderá a andar, vestir, falar e pensar como um homem se conviver com este indivíduo. Caso seja criado no meio de animais terá os mesmos hábitos destes. As diferenças são grandes, e a vida em sociedade exige que cada indivíduo aprenda a lidar com estas diferenças, seja através de frustrações, amizades e sentimentos diversos, terá que ser criado estratégias, pois, viver em grupo é um grande desafio e será um aprendizado constante, pois, embora a nossa subjetividade seja individual e singular só sobreviverá com um grupo social, com a presença de outro indivíduo. É importante ficar atento ao ambiente em que vivemos para reconhecer e respeitar as necessidade de cada indivíduo. Sendo a subjetividade não inata,