Individuo, cultura e sociedade
Esta pesquisa foi realizada com mulheres em idade reprodutiva com objetivo de investiga quanto ao habito de saúde, para que possamos trança um plano de ação que favoreça e incremente a qualidade de vida de cada uma das entrevistadas. Diante do levantamento epidemiológico feito por meio de coleta de dados, podemos observa como a nossa população local, ainda sofre com o descaso da saúde publica e é mediante esta realidade alarmante, que analisamos varias situações e destacamos as principais causas que necessitam de um olha critico por ainda serem consideradas como grande problema entre as mulheres no município de Tucuruí.
Nosso desafio era criar um inquérito epidemiológico (questionário) com apenas dez questões, aplicar o questionário em quatro mulheres em idade fértil perfazendo um total de 20 questões por grupo. Das vinte mulheres entrevistada destacamos as doenças, mas citadas que são elas: DST, Diarreia, hipertenção e respiratória a segui falarão um pouco de cada uma delas e procuraremos propor medidas relevantes e ações de controle em saúde, de acordo com a realidade do perfil levantado.
5% das mulheres entrevistada afirmam ter contraído algum tipo de DST, porém buscaram tratamento medico, mais relatam da dificuldade encontrada mediante as mesmas. As DST são um grave problema de saúde publica devido o risco e consequência, sobre tudo quando é realizado o ato sexual de forma insegura suas complicações afetam principalmente as mulheres mais jovens.
O índice de contaminação cresce cada vez mais pelo simples fato, de terem vários parceiros ou por não fazer qualquer tipo de prevenção, e reclamam do descaso da saúde de vido não haver no bairro onde vive uma unidade básica de saúde, isso faz com quer seja dificultado o tratamento, porque tem que sai muito cedo de suas residências para irem ao bairro vizinho em busca de consulta medica.
Para nós, já que no bairro não tem um PSF, o ideal seria o envio de equipes para aquela