Individualismo e ética profissional
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma concepção teórica do significado e a importância da ética profissional, e a mesma desenvolve uma importante fonte de direitos da pessoa, tanto na esfera pessoal quanto profissional.
Mas a ética enquanto bem moral deve ser conquistada com esforço e cobrança pessoal, de forma contínua e incessante, pois são várias as oportunidades que se apresentam para transgredi-la no cotidiano de qualquer pessoa.
O exercício profissional é um dos campos mais carentes no que diz respeito à aplicação da ética.
O profissional enfrenta problemas éticos quando do exercício da profissão que se circunscrevem nos conceitos de dever, direito, justiça, responsabilidade, consciência e vocação, por isso é de extrema importância o estudo nessa área.
Este trabalho apresenta alguns aspectos da ética profissional, denomina-se também de ontologia, que compreende o estudo dos conceitos básicos do direito e do dever.
DESENVOLVIMENTO
Que é Ética? A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político, etc.. Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Exceto quando atacada: justifica-se dizendo ser universal supostamente válida para todos. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos a críticos da moral vigente. Mas a