IndividualEL683

840 palavras 4 páginas
EL683 – Escola e Cultura Turma: D Profª. Drª. Jackeline Rodrigues Mendes
Nome: Marina Luccas Castro RA: 063016
Texto resenhado: “Etnomatemática, currículo e práticas sociais do “mundo da construção civil”” (Autor: Claudia Glavam Duarte)

Resenha

O texto de Claudia Glavam foi escrito como resultado de uma pesquisa realizada com um grupo de alunos jovens e adultos do curso supletivo noturno do qual a autora era professora de Matemática e os quais eram trabalhadores da construção civil. A realização da pesquisa se deu pois durante as aulas a professora percebeu que havia uma desconexão entre o trabalho pedagógico que ela buscava desenvolver a fim de cumprir os conteúdos que deveriam ser ensinados e as situações vividas por seus alunos e levadas para dentro da sala durante conversas entre eles. Para entender melhor o que estava ocorrendo, a professora fez a pesquisa num canteiro de obras juntamente com os trabalhadores da construção civil.
É muito interessante o fato de a professora dizer que o objetivo dos alunos era conseguir o tão sonhado diploma de conclusão do ensino médio, pois parece ser exatamente essa a realidade da maior parte dos alunos dos cursos supletivos (os EJAs de hoje em dia). E esse sonho surge exatamente da necessidade dessas pessoas de tornarem legítimos o conhecimento que eles possuem. Esse fato é percebido claramente ao longo do texto.
A autora faz, primeiramente, um levantamento antropológico do espaço que ela vai analisar, mostrando que os trabalhadores seguem uma hierarquia, que as funções são na sua maioria marcadas por serem formadas por grupos determinados de pessoas (por exemplo, pedreiros costumavam ser de cidades do interior) e que essa formação dos grupos é explicada por eles mesmos, utilizando o fato de “terem menos estudo que as pessoas da capital”. Ao mesmo tempo, essa divisão do trabalho possui uma dicotomia estabelecida pelos próprios trabalhadores, entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. Para eles, os

Relacionados