INDIVIDUAL ISAEL BARROS DIA 22
LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FISÍCA – 2º SEMESTRE
ISAEL JOSÉ BARROS DOS SANTOS
FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Piripiri
2015
ISAEL JOSÉ BARROS DOS SANTOS
FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,para as disciplinas: Organização do trabalho pedagógico, Filosofia da Educação e pensamento pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II, Professores: Carlos Eduardo Gonçalves, Rosely Montagnini, Márcia Bastos, Sandra Rampazzo, Raquel Franco.
Piripiri
2015
INTRODUÇÃO
O projeto político pedagógico é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola, ou seja, é a identidade da escola onde estão as metas e ações da escola, e através da comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo.
Projeto: Vem do latim projicere que significa lançar para frente.
Política: Refere-se a ciência ou arte de governar, orientação administrativa de um governo; princípios diretores da ação; conjunto de princípios e objetivos que servem de guia a tomadas de decisão.
Pedagógico: Refere-se ao relativo ou conforma a pedagogia; que é teoria da arte filosófica ou ciência da educação, com vista a definição de seus fins e dos meios capazes de os realizar.
O projeto político pedagógico define as estratégias da escola no momento de pôr em prática as atividades escolares, o PPP é visto como uma ação intencional, um compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade, já no pedagógico ele é utilizado no sentido de definir as ações educativas e as suas caraterísticas necessárias as escola para que essas cumpram seus propósitos e suas intencionalidade.
DESENVOLVIMENTO
As escolas devem ter o seu PPP, ou seja, projeto político pedagógico, possuindo assim uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que