INDIVIDUAL 2015 1
A educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Diante disso, entendemos que a educação inclusiva, ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, assume questões significativas na discussão acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão.
2- DESENVOLVIMENTO
Ao refletir sobre a prática educacional e a educação de crianças com necessidades educativas especiais, houve várias mudanças, mas nota se que essas mudanças não foram suficientes para garantir o direito e as garantias educativas necessárias a essas pessoas. Ao reconhecermos que uma criança tem alguma necessidade especial, observamos que alguns coleguinhas se afastam, não aceitando a sua mudança de humor, se isolam com receio, mesmo que falando que não somos racista, independente do que dizemos muitos temos atitudes racistas, no ambiente escolar não é muito diferente, do que se nota no íntimo da sociedade.
A Declaração de Salamanca foi fundamental para garantir o direito à educação, para as pessoas com necessidade especiais, modificando o currículo, demonstrando que os prédios deveriam ser um ambiente seguro e acessível, as pessoas deveriam mudar o seu pensamento e seu modo de agir, para que aqueles que apresentem algum tipo de necessidade sintam-se acolhido e feliz, pois não sãos essas pessoas que necessitam se adequar ao planejamento da escola, mas sim a escola deve ser reorganizar, para receber esses alunos.
Em 1994, com o apoio da UNESCO, foi assinada na Espanha, a Declaração de Salamanca, a qual assegurou o direito de toda criança à educação, reconhecendo a necessidade de a escola