Indisciplina e violência nas escolas
Indisciplina
A indisciplina escolar não é um problema exclusivo das escolas públicas, mas sim de um fenômeno global que ultrapassa fronteiras sociais e econômicas.
As causas da indisciplina escolar podem ser o esfacelamento do papel clássico da família e o afastamento e a desordem na relação professor-aluno dentro da sala de aula.
Como alternativas para erradicar a indisciplina, estão a abertura na integração e interação das atividades em grupo, a aproximação de diálogo entre pais, alunos e professores e instrutores orientados pela vontade de formar cidadãos conscientes e autônomos.
A indisciplina é falta de respeito ás regras, negação as normas, mal comportamento que compromete a convivência social. EX.: É um aluno que não cumpre as tarefas e que falta injustificavelmente as aulas.
As causas da indisciplina podem ser a destruição do papel clássico da família e o afastamento e a desordem na relação professor-aluno dentro da sala de aula.
Como alternativas para erradicar a indisciplina, estão a abertura na integração e interação das atividades em grupo, a aproximação de diálogo entre pais, alunos e professores, e instrutores orientados pela vontade de formar cidadãos conscientes e disciplinados.
Violência
Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. Algumas pessoas acham que a solução do problema seria pôr grades maiores nas escolas e câmeras de vídeo, mas não é bem por aí, a violência pode ter princípios nas raízes sociais e econômicas de uma pessoa que a pratica.
Para acabar com a violência escolar é necessário falar de forma aberta do assunto como principal responsabilidade dos professores e direção da instituição, ter punição pros que praticam a violência e colocar na consciência de cada de cada aluno que praticam esse ato que a violência não é a resposta mais eficiente para resolver problemas, mas sim o