Indios
Hoje, há diferenças entre os grupos indígenas da América. Nas sociedades indígenas pré-colombianas (maias, astecas e incas) encontravam-se em um grau de desenvolvimento material diferente e muito mais complexo, do que os indígenas da América do Norte e América do Sul.
Os povos pré-colombianos encontravam-se inseridos no modo de produção asiático, enquanto os outros grupos estavam integrados a comunidade primitiva.
Há muitas diferenças culturais entre os povos da América, mas também encontraremos muitas semelhanças, no que se diz respeito a produção econômica para sua sobrevivência e sua organização política-social.
Características:
Economia:
A produção era coletiva, ou seja, tudo era da comunidade, os materiais, as sementes, as florestas pertenciam a comunidade. O trabalho era coletivo, ou seja, todos os homens e todas as mulheres trabalhavam em conjunto visando a sobrevivência do grupo, com uma divisão de tarefas, segundo o sexo e a idade.
O predomínio das atividades agrícolas levou parte dos grupos a sedentarização.
Sociedade:
Nas sociedades indígenas , predominavam as relações de parentesco como indicadores de organização social.
A unidade social era representada pelo clã, sendo matrilinear (linhagem feminina) ou patrilinear (linhagem masculina).
Política:
As tribos indígenas tiveram uma organização compatível com seu nível de desenvolvimento socioeconômico. O poder político tinha uma função mais social do que coercitiva sobre o grupo. O líder político era escolhido por meio de hereditariedade ou eletiva.
Religião e Cultura:
A religião era politeísta e animista.
Os abastecimentos de alimentos estavam vinculados a atos mágico-religiosos.
Outra pratica era a realização de ritos funerários. Os mortos possuíam lugares reservados em cemitérios, cujas construções variam de tribo para tribo.
A cerâmica foi usada para preservar e guardar os alimentos por mais tempo.
Principais grupos Indígenas