indio carioca
Concepção de saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais
Saúde , direitos de todos,Dever do Estado
Como já sabemos, os PCNs estabelecem um seguimento pelo qual devem convergir o Ministério da Educação e o Desporto. Alguns projetos como compras de materiais, avaliações, conteúdos a serem transmitidos, metas a serem traçadas em volumes inteiros e detalhados em matérias específicas como: Português ,História e Geografia nos parece que são o foco principal da educação do nosso país. Contudo, em outra vertente, aborda alguns temas transversais e um deles é a Saúde.
Desse ponto de vista, a escola deve assumir essa tarefa pedagógica de conservar hábitos saudáveis, seja por relação aos alunos, seja com relação ao ambiente, aos professores e aos funcionários.
O Conselho Federal de Educação diz que a saúde não deve ser encarada como matéria propriamente dita ,e sim uma finalidade da escola. A intenção é possibilitar uma reflexão sobre o tema saúde na escola.
Os volumes separados e os temas transversais, como a saúde, devem estar interligados entre si, são imprescindíveis e de grande relevância social.
Como visto, a saúde têm sido um desafio para os educadores, no que diz respeito a transformação de atividades e hábitos. Os PCNs nos traz a proposta ,tendo em vista que o ponto principal do problema não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
A nossa própria Constituição da República trata da saúde em seu art.VI como um dos Direitos Sociais, assim como a alimentação e o trabalho.Com isso podemos citar a Educação Física na escola, pode ser uma contribuição tão propícia para a promoção da saúde, que provavelmente não haja outro lugar para contemplar esta função. Nós estamos vivendo em uma sociedade em que o ensino da saúde tem sido um desafio para a educação no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e