INDIGENAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EAD PERNAMBUCO
CURSO TÉCNICO EM BIBLIOTECA
MARIA DA CONCEIÇÃO DE O. FAGUNDES
ATIVIDADE SEMANAL II
Atividade Semanal apresentada como requisito parcial da Disciplina Preservação, Restauração e Recuperação Física do Acervo, Competência 2, sob a orientação da Professora Albertina Otávia Lacerda Malta, para obtenção de nota.
Arcoverde, 05 de maio de 2013
Ainda este ano, no dia 04 de março, aconteceu um acidente na biblioteca do Instituto de Estudos de Linguagem da Universidade de Campinas. O fogo queimou cerca de 500 livros, prateleiras, móveis e computadores. Segundo a reportagem as obras que foram salvas seriam levadas para a biblioteca principal da universidade. Os Bombeiros suspeitam que um curto circuito na rede elétrica tenha sido a causa do incêndio na biblioteca. Para apagar o fogo e fazer a vistoria do local para liberação, os Bombeiros levaram cerca de uma hora e meia. Segundo o site da biblioteca, o prédio tem 1.725 metros quadrados de área construída. O acervo é de 105.650 livros, inclusive obras raras e edições históricas, 1.510 títulos de periódicos e 3.225 teses e dissertações.
Conforme os Bombeiros, a área mais atingida foi administrativa e o fogo danificando material de escritório, mesas, armários, computadores e alguns livros, entre outros objetos. A Unicamp tem uma brigada de incêndio, mas que funcionaria apenas de segunda a sexta no horário de funcionamento da universidade.
Para evitar esse acidente seria necessária a prevenção, ou seja, uma análise das instalações elétricas, no intuito de resolver alguns problemas como fios descascados, fiação antiga, extensões utilizando muitas saídas pesando na carga elétrica, e se não era feito uma manutenção periodicamente que seja feito a partir de então, para que se evitem tais incidentes, poupando os alunos de ficarem sem utilização da biblioteca.
Fontes: