indigenas deni
População: 875
Os Deni compreendem mais de 600 tribos indígenas que habitam uma planície entre os Rios Purus e Juruá, localizados no estado brasileiro do Amazonas, 7-10 dias de barco da capital do estado, Manaus. Considerados como Tribo Arawa, os Deni são parte do braço Aruak. A primeira menção aos Deni aparece no relatório SPI de 1942.
Tapa, um dos pataharu (chefes ou líderes, dependendo da interpretação dada à palavra) da tribo Vila Visagem, conta sua história da nação Deni - que ele chama de Madija Deni:
“Os Deni estão divididos em grupos ou clãs. Cada clã tem certa autonomia política, possuindo sua própria auto-identidade. O antigo habitat dos Bukure Deni era o Rio Aruá, afluente do Cuniuá. Os Kuniva Deni subiram o rio, vindo do Baixo Cuniuá - muitos deles morreram de sarampo. Hoje, os Kuniva Deni estão misturados e vivem nas proximidades do Riacho Cujubim. O habitat dos Minu Deni fica perto do riacho Kurabi, no Xeruã; muitos também morreram de sarampo. O antigo habitat dos Varasa Deni do Cuniuá era no Xeruã. Os Hava Deni também vieram do Rio Xeruã e se misturaram com os Kuniva Deni. O antigo habitat dos Madija Deni compreendia toda a extensão do Rio Cuniuá, onde o Rio Coxodoá faz margem dos dois lados. As armas e doenças do homem branco causaram muitas mortes, mas (eu também me) lembro das lutas entre os próprios subgrupos, que ficaram conhecidos como Kamuvari, matadores dos grupos Varasa Deni e Huve Deni.”
Os Deni definem como seu habitat tradicional a planície dos Rios Purus e Juruá, afluentes do Rio Solimões (Amazonas), entre o Rio Cuniuá, afluente do Rio Purus, e o Rio Xeruã, afluente do Juruá. Os Deni do Rio Xeruã vivem em quatro aldeias, todas próximas às margens do rio. A população Deni do Rio Cuniuá está concentrada em cinco aldeias perto das margens do Cuniuá. É uma área coberta por densa floresta, com árvores como muratinga, copaíba, jacarandá, pau-rosa, cedro, iatuba, louro, samauma e virola, que possuem alto valor comercial no