Indicess

1268 palavras 6 páginas
Índices de Liquidez

Índices de Liquidez corrente:
Esse quociente mostra a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo, ou seja, a capacidade da empresa honrar suas obrigações vencíveis no exercício seguinte ao do encerramento do balanço.
O indice de liquidez corrente, isoladamente, pode ser considerado favorável quando for superior a 1 (um). índices inferiores a 1 (um) revelam a curto prazo insuficiência de fundos para o pagamento das obrigações.

Índices de Liquidez seca:
Esse quociente propicia uma analise mais conservadora e realista da situação de liquidez da empresa em determinado momento, pois elimina o risco associado a incerteza da venda dos estoques.

Índices de Liquidez imediata:
O índice de liquidez imediata, ou solvência de caixa, mostra um montante de dinheiro de que a empresa dispõe no ato, isto é, sua disponibilidade (caixa e aplicações financeiras de curtíssimo prazo) para honrar as dividas de curto prazo, ou seja, todo seu passivo circulante. Esse indicador examina a liquidez da empresa com o Maximo de rigor, pois revela se ela tem caixa de imediato para quitar qualquer compromisso de curto prazo.
Geralmente, recomenda-se que esse índice seja o menor possível, sempre a fim de evitar o risco de não contar com fundos nas datas de vencimento das dividas. É preciso cautela na analise, pois reduções no índice de liquidez imediata podem ser resultado de uma administração de caixa mais rígida e eficiente. Entretanto, a combinação de frequentes atrasos no pagamento aos fornecedores e a diminuição desse índice podem indicar dificuldades de liquides da empresa.
Índices de Liquidez Geral:
Esse índice mostra a capacidade da empresa em pagas suas dividas ao longo prazo.
Entretanto, esse quociente deve ser analisado com muito cuidado, pois engloba os prazos de liquidação do passivo e de recebimento do ativo, que podem ser os mais diferenciados possíveis, ainda mais que se considerarmos que temos passivos e ativos de longo prazo.

Relacionados

  • deficit de atenção
    25953 palavras | 104 páginas