Indice de rentabilidade
A Contabilidade de Custos vive em função de informações técnicas ou quantitativas e financeiras ou monetárias; não apenas monetárias, mas fundamentalmente técnicas, São informações básicas para o desempenho de atividades econômicos nas diversas áreas da atividade humana. Portanto, as informações não monetárias se constituem de dados das operações de produção e de dados que possibilitam a formação de indicadores para utilização na melhoria ou redução dos custos recebe dados , acumulando – os , analisa – os, e interpreta –os . Produz informações para diversos níveis gerenciais. A função contábil é uma função de Staff.
"O contador de custos deve projetar um sistema de custos em que os dados estejam prontos para solucionar os múltiplos problemas com que se defrontam a administração da empresa, pois classificar e relatar dados são medidas essenciais ao próprio desempenho da função contábil" ( Adolph Matz , Othel J . Curry e George W. Frank, Contabilidade de Custos , São Paulo, Atlas,1973 p.25)
A Contabilidade de Custos é uma das responsabilidade do controlador da empresa . Entretanto o controlador da empresa é responsável pelo planejamento e operação do sistema pelo qual a informação de controle é coletada. Portanto, o uso da informação no controle efetivo é da responsabilidade da administração da linha, ou seja, do contador de custos que deve estar subordinado ao controlador .
"Há uma tendência generalizada em considerar o controller como a pessoa basicamente responsável pelo exercício da função de controle. Tal referência, embora natural em virtude de semelhança das palavras, é errônea. Em geral, o controller é responsável pelo planejamento e operação do sistema pelo qual a informação de controle é coletada e relatada, mas o uso dessa informação no controle efetivo é de responsabilidade da administração de linha" ( R.Anthony e J. Hekimian. Controle de Custos de Operações. São Paulo. Brasiliense. 1974 p. 11)
A