indice de octano
A octanagem não tem correspondência com a qualidade do combustível. Porém, motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Potência e rendimento ótimos são sempre obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.
Para a regulagem do índice de octana, podem ser utilizados aditivos, tais como o chumbo tetraetila Pb(C2H5)4 e o chumbo tetrametila Pb(CH3)4, adicionados em quantidades de 0,08 à 0,09 cm3 por litro.
Atualmente, no Brasil, estes aditivos são proibidos devido a sua alta toxicidade. Ao invés disso, utiliza-se o álcool etílico (C2H5OH), cujo teor varia, historicamente, entre 13 e 25% em volume. Assim, não se comercializa gasolina sem álcool (gasolina A), mas somente aquela com adição de álcool etílico anidro (gasolina C).A octanagem ou número de octano pode ser definido como a medida da capacidade de pré-ignição ou auto-ignição de um combustível no momento de sua reação com oxigênio, proporcionando a força propulsora suficiente para movimentar motores de combustão.
O combustíveis são classificados de acordo com seu número de octanagem, obtidos através de curvas de analíticas, que são determinadas através de experimentos realizados por espectroscopia na região do infra-vermelho. A octanagem de combustíveis como a gasolina visa medir a detonação da mistura de gasolina+ar, no interior do motor.
Uma gasolina que apresente alto teor de