Indicadores
A melhoria das avaliações internas para obtenção de dados de desempenho organizacional que sejam confiáveis e que demonstrem se as empresas estão tendo o desempenho desejado, tem sido uma das grandes preocupações das organizações modernas.
Hoje em dia uma das principais preocupações dos empresários é elaborar um processo de geração de informações internas e externas de suas organizações que possam contribuir na tomada de decisões rápidas e seguras, objetivando os negócios de suas empresas.
Com o aumento da competitividade trazido pelas globalizações e pelo desenvolvimento da tecnologia da informação, em particular da internet, fez com que empresas que antigamente não dispunham de dados e informações por estarem distantes dos grandes centros comerciais, sejam no nível global como em menores escalas, passassem a obter dados à distância e a apresentar novidades ao mercado.
Toda essa nova realidade trouxe a necessidade do aceleramento das mudanças nas organizações, fazendo uma mudança de adequação fundamental para a sobrevivência. Assim é importante acompanhar a evolução tecnológica e gerencial, proporcionando ações preventivas, aumentando o campo de visão e de observância por parte dos empresários, tornando importante a implantação de instrumentos de medição nos quais seja possível conhecer os resultados passados e projetar cenários futuros, através de informações que se refiram a aspectos do funcionamento da empresa, fundamentais para o resultado final e que demonstrem lucro ou prejuízo, crescimento ou estagnação, e sucesso ou fracasso do empreendimento.
A partir disso as empresas passaram a adotar diferentes métodos permitissem acelerar a obtenção de dados sobre o desempenho organizacional de modo que os administradores pudessem corrigir rumos e planejar mudanças e reações aos concorrentes. Passaram então a utilizar indicadores de desempenho, que podem ser usados como ferramentas estratégicas em diferentes níveis e departamentos organizacionais,