Indicadores e a gestão pública
POLITICAS PUBLICAS
Alex Pereira de Azevedo Rodrigo de Abreu Vicente
Introdução
Hoje em dia possuímos um acesso a informações no geral muito facilitado pelas novas tecnologias ligadas a tecnologia da informação, mesmo que na maioria dos casos temos um banco de dados com informações que necessitem ser trabalhadas, porém mesmo assim conseguimos obter informações que possam ser uteis para algum tipo de analise ou até montarmos algum tipo de indicador que possa ser utilizado por alguém.
Com relação a gestão publica (como nosso dinheiro esta sendo investido) as coisas devem funcionar da mesma forma, hoje conseguimos de uma forma mais fácil obter informações sobre os indicadores da gestão publica, tornando-se uteis para tomadas de decisões sobre viabilidade e avaliação de um projeto.
Conforme Januzzi 2001, as informações podem ser estruturadas através de um ciclo de avaliação e formulação de políticas publicas conforme quadro abaixo.
Elaboração de um diagnostico
Nesta etapa entendemos que é de extrema importância que se conheça muito bem a fonte que ira fornecer as informações necessárias para a real situação vivenciada pela polução (publico alvo), pois eles são de extrema importância também nas avaliações que serão necessárias ao longo do projeto.
O mais importante é se obter um indicador que abrange o maior numero de regiões possíveis, fornecendo o maior numero de informações necessárias para uma boa interpretação dos indicadores.
Pelo que verificamos, um problema que podemos encontrar são os indicadores médios de uma região muito grande, isto pode acabar não refletindo a real situação entrada pela maioria da população que vive região, por isso é de estrema importância que se saiba quais os parâmetros utilizados para formulação daquele determinado indicador.
Formulação de programas
Na formulação já se tem definidos todos as linhas que o programa deve seguir utilizando um numero reduzido de