Indicadores Sócio Econômicos na Gestão Pública
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão Pública – Modalidade à Distância
Aluno: WILLYMA WALMERES DE ANDRADE GAIAO
Turma: OLHO D AGUA DAS FLORES - TURMA I
Disciplina: INDICADORES SÓCIO- ECONOMICOS NA GESTAO PÚBLICA
TAREFA 2
1) Considere que você vai usar dados secundários (você decidiu não aplicar questionário algum), para estudar a incidência de pequenos delitos praticados por jovens adultos e adolescentes numa comunidade. Determine:
a) Pesquise e elabora uma breve dissertação sobre o que poderia tê-lo motivado a proceder a esse estudo?
A violência, em todos os aspectos, para a sociedade é ruim e só trás prejuízos e pontos negativos no que diz respeito à imagem da localidade ou região. Sabemos que pobreza não é significado de violência, mas infelizmente são nestes locais que ocorrem muitos casos de violência. Também sabemos que mesmo os filhos de pais ricos, ou de classe média, sem motivo aparente para serem violentos, também o são.
Verifica-se a existência crescente de pequenos delitos cometidos por jovens adultos e adolescentes na comunidade. As estatísticas nos demonstram claramente que a esmagadora maioria dos crimes praticados por jovens são de natureza patrimonial resulta que os bens furtados ou se destinavam a satisfazer necessidades do quotidiano (comida, roupa, jogos) ou para vender e realizar dinheiro (peças de automóvel, eletrodomésticos). A grande maioria destes crimes é de pequeno valor ou, muito freqüentemente, os queixosos nem referenciam o valor dos bens furtados.
b) Caracterize (pode ser uma caracterização hipotética) o público objete seu estudo, com base em sua localização geográfica, faixa etária, faixa de renda familiar, nível de escolaridade, etc.
Verifica-se que a maioria destes jovens vive em famílias marcadas por dinâmicas violentas e desestruturadas, em