Indicadores operacionais
Comparação
O ser humano está sempre se avaliando. Avaliar resultados e desempenhos faz parte do cotidiano. É da natureza humana. O indivíduo analisa seu êxito no trabalho, a importância exercida na família e o seu sucesso na escola. Isso pela necessidade de ser reconhecido pelos seus sucessos.
Os indicadores operacionais são importantes em qual quer tipo de gestão, tendo em vista que eles irão refletir o real desempenho da empresa e dependendo deste resultado destaca-la no mercado de consumo.
Um gestor de serviços de telecomunicações deve estar sempre preocupado com a eficiência e agilidade da sua equipe. Esse controle é feito com base no número de tarefas de manutenção e automação realizadas em determinado intervalo de tempo.
Abaixo teremos uma comparação entre a importância da medição de desempenho para a gestão de uma empresa de Telecom no Brasil e no exterior. Comparando os tipos de indicadores utilizados em ambos os casos.
Brasil:
Taxa de chamadas Locais Completadas
Taxa de Solicitação de Reparos por 100 acessos – residenciais
Taxa de Atendimento de solicitação de reparos de usuários – 24 horas
Taxa de Atendimento as Sol de Mudança de endereço – em até 3 dias úteis
Taxa de Atendimento as Solicitações de Reparo TUP’s – em até 8 horas
Qualidade do serviço
14. Lista de espera para as linhas principais
Aplicações Un-met que para conectar-se a PSTN, tiveram de ser adiadas devido à falta de instalações técnicas (equipamentos, linhas, etc.). Deve ser especificado o qual o período normal de resposta aos pedidos de nova linha (por exemplo, não mais que duas semanas desde a data do pedido). Indicadores separados devem ser registrados para os tempos de espera de outros serviços, por exemplo, linhas alugadas, comunicações móveis, comutação de pacotes de comunicação de dados.
15. Percentagem de falhas dos serviços telefônicos adiadas para o próximo dia útil
As falhas adiadas até o próximo dia útil