Indicadores de testes psicol gicos
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar como se dá o processo de realização e avaliação de Testes Psicológicos, foram utilizados os principais fundamentos psicométricos, além de uma série de critérios mínimos que serão descritos.
Avaliação A avaliação Psicológica constitui-se na busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico das pessoas, de forma a poder orientar ações e decisões futuras. Esse conhecimento é sempre gerado em situações específicas, envolvendo questões e problemas também específicos. Na clínica, por exemplo, o profissional pode fazer uma Avaliação Psicológica para entender melhor os problemas vivenciados por uma pessoa e pensar quais são as melhores formas de ajudá-la a superar tais problemas, ou, na escola, pode procurar entender porque uma criança tem dificuldades para aprender ou como estimular seu desenvolvimento, na área em que é necessário entender quais razões levaram uma pessoa a cometer um crime ou se ela pode ser considerada responsável pelos seus atos, ou, ainda, no trabalho, em que o profissional procura identificar qual pessoa poderia ser selecionada para um determinado cargo. Está implícito na Avaliação Psicológica que objetivo, sempre será beneficiar as pessoas envolvidas.
Testes
Os Testes Psicológicos são procedimentos sistemáticos de coleta de informações que municiam o processo amplo e complexo de Avaliação Psicológica com dados úteis e confiáveis. Existem várias formas de se obter informações, tais como a observação direta, as entrevistas, a análise de documentos e a aplicação de testes propriamente dita. Fica claro, então, que os Testes Psicológicos são uma das formas possíveis de se obter informações sobre as pessoas durante a Avaliação Psicológica. Em geral, os Testes Psicológicos propõem tarefas específicas às pessoas como meio para observar a manifestação do comportamento e, por meio dessas manifestações, inferir características psicológicas.