Indicadores de saúde Vicente de Carvalho
A maioria dos nascimentos no bairro Vicente de Carvalho apresenta uma faixa de peso considerada normal (de 2,5Kg a 3,9Kg), sendo representada por aproximadamente 90% dos nascimentos registrados. Já os nascimentos considerados com baixo peso (de 0,5Kg a 2,4Kg) correspondem a aproximadamente 7,5% dos nascimentos registrados, enquanto aqueles considerados como sobrepeso (de 4,0Kg em diante) correspondem a aproximadamente 2,5%.
A partir da comparação das porcentagens de nascimentos abaixo e acima do peso, pode-se concluir que parte da população de Vicente de Carvalho enfrenta problemas relacionados à precariedade socioeconômica, já que um dos causadores do baixo peso em recém-nascidos é a desnutrição materna.
Em Vicente de Carvalho, os nascimentos classificados com ótimas condições representam aproximadamente 96% dos nascimentos registrados, indicando uma ótima taxa para um bairro com IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – médio (entre 0,500 e 0,799).
Os únicos casos de agravos registrados no bairro no ano de 2006 foram de dengue, causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, e de doença meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis.
A dengue possuiu maior incidência, representando 87,5% das incidências de agravos. A melhor forma de se evitar a doença em questão é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Dessa forma, os altos índices da doença podem ser atribuídos a problemas na rede de esgoto, precariedade do sistema de saneamento básico ou até mesmo à falta de informação da população.
A doença meningocócica representou apenas 12,5% das incidências de agravos, sendo menos recorrente que a dengue na região. A doença meningocócica, contudo, é muito grave: mesmo quando tratadas corretamente, as infecções meningocócicas podem ser fatais em 24 horas após os primeiros sintomas ou causar sequelas graves para o resto da