Indicadores de rh
A fim de levar a área de Recursos Humanos a patamares cada vez mais estratégicos, é necessário utilizarmos ferramentas que embasem a importância do departamento e ainda, apoiem decisões futuras.
Ainda existem obstáculos a serem enfrentados para que o RH torne-se definitivamente, parte integrante do processo decisivo nas organizações. Assim, uma ferramenta importante neste processo é a aplicação de fórmulas para mensurar o grau de contribuição da Administração de Recursos Humanos, para o negócio.
Estes indicadores fundamentam e justificam investimentos que possibilitam o crescimento das organizações, numa perspectiva tangível. É possível mensurar estes investimentos em diversos processos, aplicando os recursos de maneira adequada e bem distribuída.
De maneira conceitual, podemos afirmar que os Indicadores são dados ou informações que representam um determinado fenômeno e são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Servem para compreender e controlar um determinado processo, bem como contribuir para definição de suas metas de desempenho.
São variáveis perfeitamente identificáveis, utilizadas para caracterizar (quantificar ou qualificar) os objetivos, metas ou resultados (ARRUDA, 2001).
Porém, não podemos deixar de considerar que um indicador não é uma medida direta de qualidade, e sim um sinalizador que dirige a atenção para assuntos específicos de resultados.
Há ainda, quem acredite que estas medidas métricas estão ultrapassadas e que não são importantes na gestão contemporânea de pessoas, baseada em competências e talentos. Portanto, é necessário termos como propósito a análise e interpretação dos dados obtidos – preferencialmente, inseridos dentro do contexto específico daquela organização. Pois dessa maneira, usaremos um método tradicional, agora contextualizado em um novo ambiente corporativo.
A complexa formulação de indicadores dos “ativos intangíveis” e as ações decorrentes destas análises são tão importantes quanto