Indicadores de resultados educacionais
A lista de indicadores de resultados educacionais é ampla e envolve vários aspectos das escolas, há indicadores para os processos, os resultados, os insumos e para impacto educacional.
Os indicadores são produzidos a partir de dados coletados por diferentes programas e órgãos do governo federal e/ou estadual.
As principais fontes de dados a partir das quais são construídos os indicadores da Educação brasileira são o Censo Escolar, as Pesquisas Nacionais por Amostragem Domiciliar _ Pnad e o Censo Demográfico Nacional. Outros tipos de indicadores são aqueles que apontam prioritariamente o desempenho dos alunos. São baseados numa avaliação que não é intrínseca à rede de ensino. No caso do PISA, do IDEB, e do IDESP no Estado de São Paulo, a vantagem desse tipo de avaliação é que ela é um parâmetro para comparação de resultados.
Vejamos alguns indicadores que retratam a nossa realidade educacional:
Indicadores demográficos: Nesta categoria, encontram-se diversos indicadores que dizem respeito a características da população brasileira, relevantes para pensar os nossos desafios na área da Educação. A distribuição da população em idade escolar pelos diversos níveis de ensino é um dos mais importantes indicadores desta categoria. Dois importantes indicadores desta categoria são : a taxa de analfabetismo e o nível de instrução da população brasileira.
Indicadores de condições de oferta: Este tipo de indicador descreve os recursos disponíveis nas instituições de ensino e as condições em que a ação pedagógica ocorre. Um exemplo seria a proporção dos alunos do ensino fundamental atendidos em escolas que têm biblioteca. O mesmo tipo de indicador pode ser construído sobre a disponibilidade de outros recursos: energia elétrica, laboratório de Ciências, conexão com a Internet, quadra de esportes. Outra linhagem de indicadores desta categoria diz respeito à concentração de alunos nas unidades escolares e salas de aula, ainda nesta