indicadores de inflação
*FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
O IPC/FIPE é calculado mensalmente pela USP/FIPE.
O IPC/FIPE mensura a variação de preços para o consumidor na cidade de São Paulo com base nos gastos de quem ganha de 1 a 33 salários mínimos. Os grupos de despesas estão compostos de acordo com o POF (Pesquisas de Orçamentos Familiares) em constante atualização.
E o período de pesquisa das variações de preços ocorre a partir do primeiro ao último dia de cada mês.
O IPC da cidade de São Paulo é o mais tradicional indicador da evolução do custo de vida das famílias paulistanas e um dos mais antigos do Brasil. Começou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura do Município de São Paulo. No ano de 1968 a responsabilidade do cálculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econômicas da
USP e, posteriormente em 1973, com a criação da FIPE, passou a ser medido por esta instituição.
ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO –
IPCA (IBGE)
*IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
*(O IPCA foi o índice oficial do Governo Federal para avaliação das metas inflacionarias, contratadascom o FMI, a partir de julho/99).
O IPCA foi constituído inicialmente com o objetivo de corrigir as demonstrações financeiras das companhias abertas. Sendo calculado desde 1980.
O SNIPC (Sistema Nacional de Preços ao Consumidor) realiza a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). O público-alvo do IPCA compreende as famílias com rendimentos mensais entre 1 e 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas