Indicadores de desenpenho na logística
Patrícia Martins
Indicadores de Desempenho
Na empresa, num planeamento estratégico, são definidos objectivos que se devem cumprir, ao serem analisados por meio de indicadores de desempenho logístico. Estes, quanto ao âmbito interno, monitorizam todo o processo interno da empresa (exemplo: ruptura de stocks). Externamente, os indicadores controlam os serviços dos fornecedores da empresa (exemplo: entregas realizadas no prazo).
O nível de serviços não é mais que um indicador que gere a qualidade dos serviços e dos bens. Todo o esforço de um fornecedor para com um cliente também é designado por nível de serviço, tal como o resultado do esforço feito pela empresa. O nível de serviço, não tem só a ver com o produto, é muito mais abrangente, como por exemplo o tempo de entrega do mesmo produto, o atendimento, etc. nas empresas, há que ter um bom nível de serviço, pois este tem que estar adaptado aos clientes, são eles que exigem.
Para melhorar o nível de serviço, as empresas precisam de manter os seus clientes e efectuar tudo correctamente, sem falhas desde a recepção do pedido até à sua expedição ao cliente.
No nível de serviço dos fornecedores em valor e quantidade, para melhorar as relações entre organizações surgiram indicadores externos para efectuar o seu controlo. Estes indicadores tornam-se indispensáveis para a decisão de políticas e processos internos que são influenciados pelos fornecedores. Para haver competitividade na cadeia de suprimentos, os indicadores são bastante úteis para a sua coordenação.
Quanto ao nível de serviço por fornecedor, se as entregas não forem realizadas dentro do prazo negociado, há que fazer um planeamento diário ou semanal para evitar a ruptura de stocks. O cálculo faz-se com o número de entregas realizadas no prazo a dividir pelo número de entregas totais.
No que diz respeito às entregas devolvidas, parcial ou integralmente, o fornecedor não aceita a encomenda devido às falhas.