Indicadores de desempenho financeiro
Os indicadores são valores obtidos por meio de operações matemáticas entre contas dos demonstrativos financeiros (BP, DRE e DFC). As contas dos demonstrativos escolhidas para elaboração dos indicadores e as operações matemáticas escolhidas para relacioná-las (adição, subtração, divisão e multiplicação) seguem a lógica das características que se quer entender na empresa analisada.
Os indicadores podem ser usados para se entender a estrutura de financiamento e composição das dívidas da empresa (indicadores de endividamento, pela relação das contas de dívidas com contas do ativo, PL, etc.), geração de resultado pelos ativos e resultado para os proprietários (rentabilidade, pela ralação das receitas e resultados com as contas do ativo, PL, etc.), eficiência das operações (margens, pela relação dos resultados com a receita), dentre outros.
Antes, porém de se iniciar a explicação dos indicadores faz-se necessário apresentar os conceitos de EBIT e EBITDA.
5.1.EBIT/LAJIR
O EBIT/LAJIR (Earnings before Interest and Taxes/Lucro antes de Juros e Imposto de Renda) representa o resultado das operações da empresa sem considerar o efeito da estrutura de capital. Ou seja, representa o resultado gerado pelos investimentos realizados independente de como a empresa se financia. No DRE padronizado apresentado pelas empresas de capital aberto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) o EBIT representa a conta “Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos”.
8
5.2.EBITDA/LAJIDA
O EBITDA/LAJIDA (Earnings Before Interest, Tax, Depreciation and Amortization/Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) é uma medida amplamente utilizada no mercado como capacidade da empresa gerar caixa. Isto porque o cálculo do EBITDA soma ao
EBIT os valores de depreciação e amortização, que não envolvem movimento financeiro, ou movimento de caixa, de fato.
Apesar de ser considerado como medida de capacidade de gerar caixa pelo mercado o EBITDA
não