Indicadores de corrosão
Os Indicadores mais empregados são:
1 - Indicador de Corrosão do Ferro (Aço)
A corrosão do ferro segundo a equação: Fe Fe2+ + 2e , demanda certo tempo para se tornar perceptível. O ânion [ Fe(CN)6 ]3- (ferricianeto) é reagente sensível ao cátion Fe2+ , permitindo rapidamente sua percepção e em consequência a corrosão do ferro pela formação de cor azul intensa
3 Fe2+ + 2 [ Fe(CN)6 ]3- Fe3 [ Fe(CN)6 ]2 Azul
2 - Indicador de Região Catódica
A região catódica, devida a presença do ânion OH1-, é indicada pela fenolftaleína através da cor vermelha característica.
3 - Identificação Conjunta de Regiões Anódicas e Catódicas.
As regiões anódicas e catódicas de materiais ferrosos podem ser mais facilmente reconhecidas, empregando-se o indicador ferroxil. O Indicador FERROXIL é obtido, adicionando-se a 1 litro de água quente as seguintes quantidades aproximadas: 1 g de ferricianeto de potássio, 1 g de cloreto de sódio, 10 g de agar-agar (se interessar produto geleificável) e gotas de fenolftaleína previamente preparada.
Nas reações anódicas : surgem manchas azuis de ferricianeto ferroso ( Fe3 [ Fe (CN)6 ]2 )
Nas zonas catódicas : resulta vermelho característico devido a presença de OH- em contato com a fenolftaleína.
Heterogeneidades Determinantes de Força Eletromotriz ( F. E. M.)
Qualquer heterogeneidade do material metálico, do meio ou de ambos provoca F.E.M (Pilhas de Corrosão). A seguir são exemplificados alguns heterogeneidades do material metálico, do meio e de ambos , evidenciando-se , como regra a área catódica ( não corrói ) e a área anódica ( susceptível a corrosão ).
Observações:
1º) Quanto maior a área catódica em relação à anódica, mais intensa será a taxa de corrosão, pois cresce a densidade de corrente anódica. Assim, é mais