indicador desempenhal

445 palavras 2 páginas
1. Introdução
O paradigma empresarial contemporâneo é o modelo de empresa voltada para ações cidadãs, altamente comprometida com as urgências da sociedade, atuando em parceria com governo e instituições em programas e projetos sociais e voltada ao processo de incorporação da responsabilidade social em seus valores e princípios e nos relacionamentos com seus stakeholders. Estas novas exigências conduzem as empresas à escolhas estratégicas que lhes permitam a manutenção e o desenvolvimento das estruturas e capacidades necessárias para o atendimento das necessidades dos seus vários públicos, ou seja, dos acionistas, clientes, funcionários, comunidade, governo, sociedade, instituições, fornecedores e meio ambiente.
Nesse contexto, a necessidade de resposta ao ambiente dinâmico e competitivo direciona a empresa para a busca de controles que revelem seu desempenho de forma global e sob uma perspectiva estratégica. Conforme Kaplan & Norton (1997) e Ansoff (1990) a competição em um novo ambiente organizacional exige que as empresas assumam novas premissas estratégicas, que as conduzam a um futuro desejado. Há necessidade de desempenhos empresariais notáveis construídos a partir de processos de gestão estratégica e de mecanismos de controle que indicam o alcance dos posicionamentos planejados.
A gestão estratégica empresarial formaliza-se através da confecção e execução do planejamento estratégico e da implementação de sistemas de controle estratégico que
XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006
ENEGEP 2006 ABEPRO 2 possibilitem a medição do desempenho empresarial. De acordo com Certo & Peter (1993) este controle é uma forma de garantir a realização da meta organizacional monitorando e avaliando a efetividade do processo de gestão estratégica.
Destaca-se a medição do desempenho através de indicadores, que permitem o controle estratégico quantificando a eficiência e a eficácia organizacional. Hronec (1994) conceitua as
medidas

Relacionados

  • Um amor conquistado - o mito do amor materno (elisabeth badinter)
    111014 palavras | 445 páginas