India
Ao sul das montanhas está a Planície Indo-Gangética. A planície é uma faixa larga de terras baixas e relativamente planas, situada entre as montanhas do Himalaia, ao norte, e os rios Narmada e Mahanadi para o sul. Esta planície aluvial foi criada pelos rios Indo, Ganges, Brahmaputra e seus afluentes, com o fluxo de muitos sedimentos vindos do Himalaia em direção ao mar. O Indo e seus afluentes correm para o sul e oeste para desaguar no mar Arábico, o Ganges e Brahmaputra e seus afluentes correm para o sul e leste para desembocar na Baía de Bengala. Tais características favorecem a agricultura, o que historicamente contribuiu para a plantação de arroz, próxima das margens dos rios (plantio de várzea), e a cultivos como o trigo e o algodão, estes últimos plantados em terra firme.
Ao sul da planície ocorre o Planalto do Decã, uma área relativamente plana que fica entre as Montanhas Ocidentais de Ghat, no sentido noroeste para sudeste, e as Montanhas Orientais Ghat, localizadas no sentido nordeste para sudoeste. As montanhas separam o planalto do litoral e se encontram no sul, na ponta da península em forma triangular, conhecida como a Índia Peninsular. O Decã corresponde a maior parte do território da Índia.
O clima da região varia entre as temperaturas frias no alto das montanhas para um ambiente de clima temperado no sopé das montanhas e