India
1) Na Índia, país de maioria hindu, e o Paquistão, tem maioria muçulmana.
Slide - Além de vários problemas, a Índia se debate com conflitos étnicos e religiosos entre hinduístas e muçulmanos e entre indianos e sikhs
2) Os conflitos religiosos são mais um dos graves problemas que a sociedade indiana enfrenta.
Na época, a divisão feita pelo governo britânico foi responsável pelo maior êxodo da história moderna. Cerca de quinze milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas e mudar-se para as áreas de suas respectivas religiões. Os muçulmanos que estavam na Índia tiveram de abandonar tudo e rumar para o Paquistão e os hindus que viviam no Paquistão também deixaram tudo para trás e foram obrigados a viver na Índia.
Slide - Os confrontos já provocaram no país diversos massacres e o assassinato da primeira-ministra Indira Gandhi, filha de Nehru, em 1984, por separatistas sikhs. Destino idêntico teve seu filho, Rajiv Gandhi, morto em 1991 por separatistas do Sri Lanka pertencente ao grupo étnico tâmil.
3) Mahatma Gandhi (1869-1948), que havia unido muçulmanos e hindus na luta pela liberdade e era tido como o principal líder da resistência ao domínio britânico, entrou em greve de fome em protesto contra a violência.
Slide - A política externa indiana é marcada por disputas territoriais com o Paquistão em torno da Caxemira ( de maioria mulçumana), um território encravado na fronteira dos dois países. Essas disputas já provocaram diversas guerras, a primeira das quais em 1947-1948. O conflito entre Índia e Paquistão é particularmente grave porque os dois países possuem armas nucleares.
4) Com essas guerras, explodiram o ódio racial e a intolerância religiosa. Por isso as relações entre os dois países foram marcadas pela desconfiança.
Mas em 2005, após 58 anos, a fronteira na região da Caxemira já pode ser atravessada a pé. A abertura aconteceu em novembro daquele mesmo ano graças a um acordo entre Índia e