India
Na época das navegações e da colonização, os portugueses (com Vasco da Gama) foram os primeiros a se estabelecer na Índia, embora não tenham exercido o papel de colonizadores no país.
Já os ingleses, a partir de 1858, utilizaram a Companhia Inglesa das Índias Orientais para se estabelecerem amigavelmente no país, passando então a administrar, através da figura do vice-rei, pouco mais da metade da Índia, o que deu origem ao termo “Índia Britânica”.
Aproveitando o enfraquecimento da Inglaterra após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1947 o Índia conseguiu sua independência junto com o Paquistão. A separação da Índia e do Paquistão levou a tensões na Caxemira, os dois países tem armar nucleares.
Uma importante figura da independência da Índia foi Ghandi.
Relações Brasil x Índia
As relações entre Brasil e Índia começaram logo na época das grandes navegações, pois os portugueses levavam muita mercadoria e até profissionais da Índia para o Brasil e vice-versa. Os portugueses estabeleceram diversas feitorias na Índia e, em 1500 Pedro Alvares Cabral esteve na Índia. Oficialmente podemos dizer que as relações começaram em 1947 com a independência da índia que logo foi reconhecida pelo Brasil.
Na época das grandes navegações as principais exportações da índia para o Brasil eram: bambu, mangueiras, canela, pimenta, cravo, artesanato. Do brasil saiam carne seca, peças para navios, feijão, farinha e tabaco. Hoje em dia, tudo mudou, os principais produtos exportados para a índia são o petróleo e o óleo de soja, enquanto importamos químicos orgânicos, produtos farmacêuticos e óleo diesel.
O primeiro chefe de Estado indiano a visitar o Brasil foi Indira Ghandi em 1968, ela foi a primeira mulher eleita primeira-ministra no país.
Brasil e Índia mantinham estreitas relações em fóruns multilaterais, apesar de suas relações bilaterais serem relativamente fracas. Os países tem posturas semelhantes em fóruns multilaterais pois compartilham semelhanças