India
Marcas-próprias: são produtos que tem a marca da empresa de vendas. EX: Carrefour dá o seu nome para diversos produtos que são vendidos exclusivamente dentro de sua rede de mercados, sendo limitados a estes locais, ou seja, no exemplo dado.
A estratégia de utilizar a mesma marca em toda linha de produtos possibilita a expansão do portfólio com custo de lançamentos menos impactantes para a empresa, além de fortalecer, e muito, o poder da marca, na medida em que ela é sempre reforçada, qualquer que seja o produto mencionado.
Os varejistas conquistam vantagens competitivas através da estratégia de marcas próprias, pois permite que os varejistas incorporem algumas características essenciais como rentabilidade, lealdade a marca dos consumidores e poder de barganha nas negociações com fabricante, que somados a falta de gastos com propaganda e promoção resulta um baixo custo, permitindo que o produto seja vendido a preços inferiores em relação aos produtos concorrentes.
As marcas próprias são em torno de 20% mais baratas para os produtos alimentares e para os produtos de higiene e beleza chega a ter uma percentagem maior.
O consumo de produtos de marcas próprias nos EUA atinge quase 100% dos domicílios.
No Brasil a cultura de consumo de produtos de marcas próprias ainda não teve um aumento significativo, pois é avaliado como produtos de baixa qualidade. O brasileiro ainda atribui preço baixo a produtos de baixa qualidade.
Marcas guarda-chuvas: são produtos da mesma marca. Transferência de um nome forte para outros produtos lançados sob o mesmo nome. EX: Itambé, dá o seu nome para diversos produtos de sua fabricação, como requeijão, leite, manteiga, iogurte, leite condensado, creme de leite, etc...
As marcas guarda-chuvas, podem aumentar o seu market-share por poderem ser comercializados em diversos PDVs de variadas empresas de venda. A