india e china antigas
Marlon de SOUZA
Pro. Luis Carlos Albuquerque
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Historia ( HId 2345 )
16/06/2014
RESUMO
O estudo sobre a Índia e a China antigas tem por objetivo ,fazer com que o aluno possa conhecer as diferentes culturas ,existentes neste dois povos que possuem uma cultura milenar , seu modo de vida ,sua religião ,sua historia ,fazendo com que o aluno possa interagir através de imagem , vídeos ,buscando através de conteúdos objetivos e de fácil compreensão .
PALAVRA CHAVES :
conhecer; historia; cultura.
1 INTRODUÇAO
Trabalhar em sala de aula e um desafio que nos leva o buscar o conhecimento através de pesquisas, textos, imagens, repassar um conteúdo, fazer o aluno compreender com isso trabalhar com o tema INDIA E CHINA ANTIGA sem duvidas e um grande desafio, prender o aluno através de uma aula bem planejada, requer muito esforço por parte do professor.
2 INDIA E CHINA ANTIGAS
Sabemos que a mais antiga civilização da Índia - testemunhada pelas ruínas de Mohenjo-Daro e Harapa - transformou-se, por volta de 1600 a.C., com a invasão de povos provenientes do sudoeste da Ásia.
Estes povos, os árias, indo-europeus, vindos talvez das regiões do Cáucaso, estabeleceram-se às margens do rio Ganges, ampliando, nos séculos sucessivos, sua área de influência até a região da atual Nova Délhi, e impondo-se às primitivas populações com a introdução de técnicas agrícolas, artesanais e militares muito desenvolvidas. Já no século III a.C., sob o rei Asoka, a Índia formava um grande reino unificado.
2.1Sociedade.
A sociedade da Índia, que se fora aos poucos estruturando, dividia-se em rígidas camadas sociais, as castas, consideradas de instituição divina. As pessoas pertenciam a uma determinada casta por nascimento; não podiam mudar de casta, nem casar ou ter o menor contato com elementos de outra casta.
As castas eram quatro: dos sacerdotes