Independência haiti
Independência do Haiti
Colégio Master Cuiabá-MT Na época em que os portugueses buscavam encontrar, através das grandes navegações, a rota às Índias, Colombo estava certo de que existia um percurso mais curto em direção ao ocidente. Porém precisaria de apoio para provar a sua teoria. Depois de seis anos em busca de apoio, finalmente recebeu ajuda financeira do Rei Fernando e da Rainha Isabel, da Espanha.
História
No ano de 1492 Cristóvão Colombo faz uma viagem com o objetivo de chegar as Índias devido ao interesse nas especiarias encontradas lá. Em sua trajetória, rumo a oeste fez com que Cristóvão Colombo fosse trazido para América, chegando a uma Ilha a qual nomeou Hispaniola, a segunda maior das Grandes Antilhas. Após a chegada dos espanhóis aqui muitos nativos foram mortos e outros escravizados e logo após substituídos por escravos africanos. Depois da descoberta da Ilha Hispaniola e por não encontrarem metais preciosos e devido a fertilidade do solo da região, começa o processo de produção de café e açúcar, com a utilização de mão de obra escrava africana. A partir de 1520, as atividades econômicas na Ilha, foram declinando e após o Tratado de Ryswick que deu fim a Guerra dos Nove Anos travada entre a França e a Quadrupla Aliança, com o objetivo de impedir que os franceses apoiassem a restauração de Jaime II e aumentassem seus domínios sobre o Reno, houve a divisão da Hispaniola em duas partes: a ocidental, formando São Domingos, sob o domínio francês e a oriental originando mais tarde República Dominicana. O plantio do açúcar e a importação dos escravos fizeram do Haiti a mais rica colônia francesa nas Américas. Independência
O Haiti foi o primeiro país da América Latina a conquistar a independência e também a abolir a escravidão. Influenciada pela Revolução Francesa, cujo os lemas eram: liberdade, igualdade e fraternidade.