Independência do Brasil
Mecânica Experimental:
Oscilador Harmônico Simplese bnOscilador Harmônico Amortecido
Alunos:
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ São João Del Rei, 4 de maio de 2009.
Introdução
A mola, do ponto de vista dinâmico, apresenta um movimento periódico, istoé, um movimento que se repete em intervalos regulares de tempo. Outros exemplosde movimento periódico são encontrados no pêndulo, em uma corda de violão, nomovimento de rotação da Terra, etc.Osciladores harmônicos são bastante comuns. Se um sistema está vibrandocom pequena amplitude em torno de um ponto de equilíbrio, ele provavelmenteexecuta um movimento harmônico, por ser o seu movimento caracterizado e descritopor uma função harmônica do tempo. O protótipo de oscilador harmônico é osistema massa-mola, em que uma partícula de massa m está presa a uma molaideal, perfeitamente elástica. O Oscilador Harmônico Amortecido sofre ação deEfeitos dissipativos que são forças de atrito, resistência do ar, agindo sempre“amortecendo” o movimento até que este cesse por completo.
Objetivo
•
Observar o efeito do atrito em movimentos oscilatórios.
•
Determinar o coeficiente de atrito do ar com o CD, a partir de resultados obtidosde um movimento oscilatório amortecido.
1
Procedimento
Monta-se um oscilador massa-mola vertical com uma massa de 100g e uma mola decoeficiente de elasticidade não especificado:
Oscilador Harmônico Simples
1.Selecione um dos discos de metal para colocar no suporte do oscilador.Determine a massa do disco com o auxílio da balança. Determine o erro damedida;2.Coloque o disco n suporte e deixe o sistema atingir a posição de equilíbrio;
3.
Desloque o disco aproximadamente uns 3cm para baixo da posição deequilíbrio (use a régua para medir este deslocamento