Independência da américa
Muitas pessoas falavam em independencia, mas nao era um objetivo que atrai o apoio unanime,pois muitos criollos teriam aceitado um estatuto de maior autonomia dentro do imperio. um dos elementos que abriu espaço a manisfestação dos descontentamentos da elite criolla foi a decadencia da metropole. A espanha nao conseguia abastecer as colonias,que, por seu lado, se expadiam e viam crescer sua populaçao. Alem da influencia do iluminismo europeu, a independencia das colonias inglesas da America do Norte foi um exemplo para o ideario liberal- emancipatorio.
O monopolismo iberico, tornando o pacto colonial insurportavel, motivou, a certo momento, a rebeliao emancipatoria. A cobrança de impostos, a proibição de produzir e negociar livremente e a obrigação dos navios que vinham ou saiam do Novo Mundo de passarem obrigatoriamente por portos ibericos, foi uma oposição aos civis privilegios gerados no mercantilismo. Com efeito para a aristocracia local, a independencia foi tao somente um meio de reaticular, em novas bases, os vinculos com o mercado europeu, sem alterar a sua substancia e o carater de independencia.
Tudo começou em 1810, quando Manuel Belgrado, lider das elites rebeladas de Buenos Aires, expulsou o vice-rei nomeado pela junta de Servilha e o impacto do acontecimento fez a revolta se irradiar por todos os lados. Em 1811, Chile e Paraguai deram o sinal. No Paraguai, Gaspar Rodrigues Francia instalou uma insólita ditadura que combinou