Independência da américa hispânica
(Simon Bolívar)
Essa frase sintetizou os principais motivos da independência da America hispânica. Vamos observá-las no quadro á seguir: - Crise do Sistema Colonial; - Iluminismo; - Ideias francesas; - Revolução Industrial; - Liberalismo econômico; - Fim do pacto colonial; - Independência dos Estados Unidos; - Revolução francesa e - Era Napoleônica.
Crise no sistema colonial, Iluminismo que é o conjunto de ideias de liberdade, igualdade e fraternidade; as chamadas ideias francesas; Revolução Industrial e o início da pregação do liberalismo econômico;fim do pacto colonial, para a Inglaterra ampliar o seu mercado consumidor e fornecedor de matérias primas; a Independência dos EUA;a Revolução francesa e a era napoleônica.
A Independência dos EUA influenciam no processo de independência da America hispânica, através do ideal republicano e Napoleão Bonaparte. As ações de Napoleão Bonaparte, que Bolívar chamou de ganância estão diretamente relacionadas a independência da América hispânica. Vamos primeiro falar do período de Napoleão Bonaparte na França.
Era Napoleônica (1799-1815)
- Consolida ideais burgueses; - Garante a supremacia econômica e política da França na Europa; - Bloqueio Continental.
Era Napoleônica: de 1799, final da Rev. Francesa até 1815. Nessa período, Bonaparte vai consolidar os ideais burgueses; Liberdade, igualdade e fraternidade; e vai garantir a supremacia econômica da França no continente europeu, o que o leva a seu mais famoso ato: o bloqueio continental. O Bloqueio continental foi uma medida tomada por Napoleão Bonaparte para prejudicar a economia inglesa e favorecer a francesa. Pelo bloqueio continental, a Europa continental ficava impedida de realizar contato econômico com a Europa insular, ou seja, a Grã-Bretanha. Através dessa medida, Napoleão esperava