Independencia ou morte
Todos os brasileiros que conhecem da historia do Brasil, sabem do nosso caminho a Republica que se deu em 7 de Setembro de 1822 com o grito “Independência ou Morte”, dada por D. Pedro I, nosso 1º Príncipe Regente às margens do Riacho do Ipiranga. Nossa República foi gerada à base de muita luta, revolta e movimentos revolucionários pelas quais muitos perderam a própria vida.
Nessa época foi relatado que lutaram lado a lado, escravos, índios e generais, tudo isso pelo sonho da liberdade. Também podemos notar essa clara necessidade da união das etnias, adaptando-se e praticando à nova política republicana com a facilidade, por exemplo, de falar em uma única língua.
A nossa Republica passou por diversas fases econômicas e revolucionárias, por exemplo, a passagem de uma mão de obra totalmente agrícola em um país totalmente industrializado.
Com a Independência do Brasil obtivemos vários benefícios como a autonomia administrativa e a formação do patrimônio, que era todo escoado para Portugal, impedindo o crescimento brasileiro.
Dom Pedro foi visto como uma figura significativa naquela época e assim sendo até os dias de hoje.
Lembrando que antes do Grito de Independência ou Morte, tiveram muitas guerras partindo então desde a Guerra Peninsular em 1808 com a transferência da corte portuguesa para o Brasil e a presença da Família Real. Mesmo com o bom reconhecimento de Dom Pedro aqui no Brasil, isso não evitou que nesse mesmo período ocorressem reflexos nas províncias. Também havia os liberais radicais que queriam a independência e a democratização da sociedade, porém a aristocracia rural do norte e nordeste tinha resistência por serem a mais poderosa e conservadora que ainda a unidade territorial e a escravidão.
Portanto será que o Brasil conseguiu realmente a sua independência?
O Brasil atualmente tem seu governo, formado por brasileiros e não é mais uma colônia de outros países, mais por outro lado ele hoje mantém parcerias, acordos e