Independencia dos estados unidos
Independência dos Estados Unidos da América
Atividade
1 - Ler documento histórico, grifar palavras desconhecidos e procurar seu significado.
2 - Levantar as principais ideias do documento
3 - Citar os ideais iluministas presentes no documento e para cada ideal, transcreva uma frase do documento que o comprove.
4 - Faça um quadro comparativo indicando as principais características das colônias do norte, centro e sul dos EUA.
Respostas:
1 – inalienáveis:
Usurpar: Apossar violentamente sem direito ou por fraude;
Cândido: Alvo, Imaculado; Puro, inocente.
Salutares: Benéficos à saúde, saudáveis.
Promulgação: Ordenar a publicação de (lei); Tornar oficialmente publico.
Ínterim: Espaço de tempo intermediário.
Perfídia: Que mente à fé jurada, desleal; Falso.
Algozes: Carrasco, verdugo.
2 – A principal ideia do documento é declarar como Estados livres e independentes as treze colônias da América do Norte. O(s) autor(es) do documento apresentavam como principais argumentos a favor de sua independência o aumento da carga fiscal naquelas colônias; a obrigação de suportarem as despesas militares inglesas no seu território; a impossibilidade de estarem representados no Parlamento inglês; e as Leis “Intoleráveis”; entre outros.
3 – A Independência das treze colônias inglesas da América do Norte foi um movimento de grande importância, pois foi o primeiro movimento de emancipação que alcançou resultado efetivo, sendo considerada como uma das Revoluções Burguesas do século XVIII. Neste século, vários movimentos caracterizaram a ascensão da burguesia, apoiada nos ideais liberais do Iluminismo.
O ideal iluminista expandiu-se não só pela Europa, mas teve repercussões na América e no caso dos "EUA", foram às ideias de John Locke que encontraram maior eco na sociedade. Locke fora participante da Revolução Gloriosa na Inglaterra (1688-1689), ponto de partida para o Liberalismo do século XVIII, onde se