independencia do haiti
DO HAITI
O estudo do processo emancipacionista da Ilha
Espanhola é um caso a parte. Com a divisão da
Ilha em uma área francesa (Saint-Domingue) e uma área espanhola
(São Domingos), e emancipação não seria homogênea : o lado oriental e o lado ocidental seguiram caminhos diferenciados nesse processo. A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos foi um período de conflito brutal na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e a independência do Haiti como a primeira republica governado por pessoas de ascendência africana.
Apesar de centenas de rebeliões ocorridas no Novo mundo durante os séculos de escravidão, apenas a revolta de Saint-Domingue, que começou em 1791, obteve sucesso em alcançar a independência permanente, sob uma nova nação. A Revolução Haitiana é considerada como um momento decisivo na história dos africanos no novo mundo.
1791
Em 1791, Toussaint L’Overture instigou os escravos a exterminarem a população branca do local. A rebelião se iniciava e os escravos logo receberam as primeiras ofensivas das tropas francesas. Tempos depois, outras expedições francesas, inglesas e espanholas tentaram tomar controle da situação instalada na ilha. No ano de
1801, L’Overture foi designado como o novo governador da ilha. No entanto, as tropas de
Napoleão Bonaparte invadiram mais uma vez a região e aprisionaram o governador, que morreu dois anos depois na cidade de Paris.
Toussaint L’Overture:
A morte de Toussanit não enfraqueceu as lutas dos escravos na ilha de São Domingos. Em 1804, o ex-escravo Jean-Jaques Dessalines organizou novos confrontos que deram a vitória à população negra e selou o fim da dominação francesa na região. No dia 1º de Janeiro, daquele mesmo ano, Dessalines tornou-se imperador do Haiti, nome originalmente dado pelas populações indígenas que habitavam a ilha de São
Domingos.
Jean-Jaques Dessalines
Dois