independencia das americas
As ideias de liberdade e igualdade escancaradas com os ideais iluministas após a Revolução Francesa influenciaram os movimentos autonomistas nas Américas. Foi influente na Filosofia, na Política,na sociedade,na economia e até psicologia.
O movimento de independência da América do Norte
As Treze Colônias inglesas na América se desenvolveram de diferentes maneiras:
As do centro norte eram baseadas na pequena propriedade, na produção de manufaturas e no comércio triangular(comércio que envolvia a América do Norte, a África e as Antilhas).
As do sul prosperavam com base na grande propriedade escravocrata(plantation), onde se explorava um único produto( tabaco, algodão, arroz ou anil) destinado quase sempre à exportação. Esses produtos eram vendidos para a Inglaterra onde os colonos sulistas compravam quase tudo de que necessitavam.
Essas diferenças entre o centro norte e o sul também refletiam no relacionamento dessas áreas com a metrópole:
O centro norte se desenvolveu com certa independência econômica e financeira.
O sul se mantinha dependente da Inglaterra.
Politicamente as colônias também tinham grande autonomia. Cada colônia tinha sua assembléia, que era encarregada de elaborar leis, votar o orçamento e administrar o recolhimento de impostos. Desde o início os colonos desenvolveram hábitos e sentimentos de autonomia em relação à Inglaterra.
Durante muito tempo a Inglaterra deu pouca atenção às Treze Colônias, quase não interferindo na sua administração. Porém no século XVIII essa situação começou a mudar. Eis os fatores:
Revolução Gloriosa- deu estabilidade política ao país e fortaleceu a burguesia inglesa. A burguesia inglesa não via com bons olhos a autonomia dos colonos das 13 colônias, que produziam suas manufaturas e concorriam com os ingleses no mercado externo.
Guerra dos Sete Anos, conflito entre a França e a Inglaterra. Esse conflito foi motivado pela invasão dos territórios dos Montes