Independ Ncia Das Treze Col Nias

525 palavras 3 páginas
Independência das Treze Colônias
1. Introdução: o processo de emancipação começou a ganhar força quando a
Coroa inglesa, em meados do século XVIII, estabeleceu uma política colonial restritiva, impondo medidas de controle comercial às Treze Colônias.
Guerra dos Sete Anos (1756-63): conflito entre Inglaterra e França por disputas territoriais na África, Ásia e América.
Resultado: a guerra foi vencida pela Inglaterra que expandiu os seus domínios na América do Norte, porém, o custo do conflito foi alto para os cofres ingleses, fato que estimulou a Coroa inglesa em aumentar o controle sobre as suas colônias na América do Norte.
Questão territorial: o governo inglês proibiu os colonos de ocuparem as terras ao oeste das Treze Colônias.
2. Reforço do Pacto Colonial
Sugar Act (Lei do Açúcar – 1764): criou novas taxas alfandegárias sobre a grande quantidade de produtos estrangeiros, entre os quais o melaço antilhano, necessário para a fabricação de rum e açúcar.
Stamp Act (Lei do Selo – 1765): obrigava os colonos a comprar e colocar selos nos documentos legais, nos contratos comerciais, nos jornais e até baralhos.
Lei de Aquartelamento (1765): exigia que os colonos contribuíssem com alojamento, mantimentos e transportes para as tropas inglesas enviadas às colônias.
Leis Townshend (1767): estabeleceram impostos sobre produtos importados como chá, vidro, papel e corantes.
3. Reações dos colonos: influenciados pelos ideais iluministas passaram a defender a ideia de que “sem representação não pode haver taxação”.
Desobediência: muitos colonos se recusaram a cumprir a Lei de
Aquartelamento.
Congresso da Lei do Selo: organizado em Nova Iorque onde houve a decisão de manter a fidelidade à Coroa inglesa, mas boicotar o comércio inglês. Resultados: por conta da mobilização dos colonos, os comerciantes ingleses pressionaram o parlamento que revogou a Lei do Selo e reduziu a taxa sobre o melaço. Além disso, as Leis Townshend foram abolidas em 1770.
4. Tea Act (Lei do Chá – 1773):

Relacionados

  • Novo Documento De Texto
    4403 palavras | 18 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas