Indentificação de instrumentos
Giulius José Estefano Cavalcante de Oliveira
Luciana Ferreira Araújo
UFERSA - DCAT giuliusestefano2@hotmail.com a.luciana.1990@gmail.com
Resumo – Esta aula prática serviu para aprimorar os conhecimentos acerca de leituras e interpretações de símbolos de instrumentos elétricos. Através desta análise dos equipamentos, foi possível fazer medições de tensões, corrente, potência aparente, ativa e reativa, fator de potência e frequência com diversos tipos de equipamentos de bobina móvel, ferromóvel e frequencímetro.
I. Introdução
Para que o operador utilize um equipamento de medição é necessário que o mesmo tenha total certeza de como usar o equipamento em questão de forma correta. Se o usuário ainda não conhece o equipamento em questão, ele precisa ler o manual de instruções e saber identificar o equipamento pelos símbolos.
Para fazer a medida de uma grandeza elétrica, é necessário selecionar o instrumento adequado levando em consideração diversos fatores: natureza da grandeza a ser medida, valor aproximado da grandeza para que se possa fazer a seleção do calibre adequado e classe de exatidão compatível com a grandeza.
II. a Teoria
A norma NBR 5180 (1981) define os dados característicos dos instrumentos elétricos de medição. É necessário o conhecimento das características essenciais para a utilização correta dos instrumentos elétricos de medição, as quais estão listadas a baixo.
1) Natureza do instrumento
2) Natureza do conjugado motor
3) Calibre do instrumento
4) Classe de exatidão do instrumento
5) Discrepância
6) Sensibilidade
7) Resolução
8) Repetibilidade
9) Mobilidade
10) Perda própria
11) Eficiência de um instrumento
12) Rigidez dielétrica
III. Procedimento experimental
Primeiramente foi identificada a natureza dos instrumentos de medidas elétricas selecionados para os circuitos 1 e 2(Fig.1 e 2), a partir dos símbolos constantes