IndA Stria De Base
Este trabalho fala sobre as Indústria de base,—estas que foram de suma importância durante a Segunda Revolução Industrial — é o tipo de indústria que produz materia-prima para outra empresa, ou seja, produzindo, ou as máquinas, ou a própria matéria prima. As Indústrias de base também chamadas de indústrias de bens de produção ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos siderúrgico,metalúrgico, petroquímico, etc.; São indústrias que têm no desenvolvimento de outras indústrias — a montante e a jusante — sua mais importante justificativa.
Essas indústrias transportam grande quantidade de matéria-prima e por isto costumam localizar-se próximas a portos, ferrovias e fontes de matéria-prima para facilitar o recebimento desta última e facilitar o escoamento da produção. São as indústrias que fabricam materiais e equipamentos (matéria-prima) para a construção e montagem de outros equipamentos. Situação que ocorre de países sub-desenvolvidos para desenvolvidos, que por consequência voltam essas matérias primas para os países de origem com tecnologia por um preço muito alto.
Este trabalho visará em seu desenvolvimento principalmente a Indústria Petroquímica,Siderúrgica e Madeireira.
Classificação das Indústrias de Base.
As indústrias de base podem ser divididas em duas categorias, são elas:
Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.
Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.
Indústria Siderúrgica
A Industria siderúrgica é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos. Antes de qualquer